Seminário Humanidades Digitais no Brasil | #HDbr – Programa

HDbr_estruturaO I Seminário Internacional em Humanidades Digitais no Brasil se aproxima!

Apresentamos aqui um breve resumo da estrutura pensada para os três dias de trabalhos, 23, 24 e 25 de outubro, sempre das 10:00 às 18:00.

(Mais detalhes no Programa, para visualização e para impressão).

As manhãs do Seminário serão abertas por conferências realizadas pelos representantes das entidades internacionais com longa tradição nas Humanidades Digitais, seguidas de apresentações de projetos em andamento. As tardes serão iniciadas por mesas redondas com especialistas brasileiros e internacionais discorrendo sobre três áreas-chave das Humanidades Digitais: a ciência da informação, a história e a linguística. Depois de cada mesa, teremos sessões de debates, com intervenções sobre temas particularmente controversos e a presença de debatedores convidados, que representam figuras expressivas da cultura digital brasileira.

Quarta-feira, dia 23:

  • O Seminário será aberto por uma conferência de Daniel O’Donnell, da Universidade de Lethbridge, fundador do Perspectivas Globais::Humanidades Digitais – Global Outlook::Digital Humanities (GO::DH) e do periódico Digital Medievalist.
  • A tarde do primeiro dia será dedicada ao tema do acesso à informação, com uma mesa redonda às 14:00 com as seguintes contribuições: de Andreas Degwitz, Bibliotecário-Chefe da Biblioteca da Universidade de Berlim-Humboldt, “From Books and Texts towards Images of Data“;de Pedro Puntoni, Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, “Sobre bibliotecas e livros: preservação e acesso à cultura“, e de Dália Guerreiro, da Universidade de Évora, “Bibliotecas Digitais para as Humanidades“.
  • Na sessão de debates, às 16:00, teremos a intervenção de Karim J. Gherab-Martín, da Universidad San Pablo, “The Multiplicity of Open Access in academic journals” , seguida de debates com a presença de figuras importantes da cultura digital no Brasil.

Quinta-feira, dia 24:

Sexta-feira, dia 25:

  • O dia se abrirá às 10:00 com a conferência de Dov Winer, da Universidade de Jerusalém e do Consórcio Europeana: Digital Humanities in a Linked Data world: Semantic Annotations“.
  • Em seguida, teremos uma segunda sessão de projetos, com Patrício Nunes, da Universidade Estadual de Feira de Santana, apresentando seus trabalhos sobre “A Hiperedição de acervos de escritores baianos”Luiz Veronesi, trazendo uma apresentação sobre a ferramenta de edição filológica e anotação linguística “eDictor”, e Marcelo Finger, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, apresentando uma fala sobre o tema Projeto Tycho Brahe: Experiências na interação entre linguistas e cientistas da computação.
  • À tarde, começaremos às 14:00 com uma mesa redonda dedicada ao tema do trabalho computacional com o texto e a linguagem, para a qual contaremos com as contribuições de Jacqueline León, do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) – The first steps of the computerization of the language sciences, Machine Translation and Corpus Linguistics: Historical perspectives“, Rita Marquilhas,  da Universidade de Lisboa – A edição digital de fontes histórico-linguísticas, e Charlotte Galves, da Universidade Estadual de Campinas,  “O Corpus Tycho Brahe: Sintaxe histórica e humanidades digitais (ou, ‘Como fazer humanidades digitais sem saber’)
  • O dia se encerra com uma sessão aberta de debates, na qual esperamos poder fazer um balanço interessante dos três dias de trabalhos.

Contamos com vocês para seguir esse programa, pensado como um primeiro passo na direção de um percurso de debates e reflexões sobre a relação entre o trabalho nas humanidades e as tecnologias computacionais no Brasil.

About these ads

Comentários?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s