Objetivos e Repercussões esperadas

A repercussão mais ampla esperada pelo grupo é contribuir para a formação de um corpo consistente de reflexão crítica sobre a produção e difusão do conhecimento na perspectiva das humanidades. Esperamos oferecer um ambiente propício para a formação de pesquisadores interessados em uma pesquisa multidisciplinar sobre o problema do conhecimento – sua produção, sua circulação, seus sentidos.

Os objetivos esperados relacionam-se à exploração das novas possibilidades de criação e organização da informação articuladas pelo meio digital, mantendo em vista a possibilidade de questionar a pertinência da separação estanque entre as figuras do “produtor”, do “organizador” e do “receptor” de conhecimento neste contexto.

As experimentações a serem conduzidas pelo grupo poderão resultar na criação de materiais de divulgação do conhecimento e de formas de acesso voltadas para a ampliação e diversificação do público, bem como em metodologias voltadas para a descrição e a organização da informação e em programas computacionais desenvolvidos para o processamento da informação, com aplicação na construção de repositórios digitais. É relevante pontuar, neste momento, nosso compromisso com as tecnologias transferíveis e com o software livre.

Linhas de pesquisa >