Pesquisadores

O Grupo de Pesquisas Humanidades Digitais é integrado por trinta e três pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento: História, Linguística, Filologia, Pedagogia, Ciência da Informação, Ciência da Computação e Design. Entre esses pesquisadores, oito são professores doutores (seis na Universidade de São Paulo, um na Universidade Federal de São Paulo e um na Universidade Federal do Pampa); nove são pesquisadores graduados (seis dele cursando pós-graduação na USP); e doze são alunos de graduação da USP, nos cursos de letras, educação e física.


Maria Clara Paixão de Sousa, Professora Doutora da Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (Filologia e Língua portuguesa), Coordenadora das equipes de Filologia e Linguística computacional e Descrição de documentos.  (Líder de grupo).

Adriana Zavaglia, Professora Doutora da Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas (Francês), Coordenadora da equipe de Tradução – Francês.

Amanda Moraes, Graduanda em Letras na Universidade de São Paulo, bolsista da equipe de História da ciência.

Ana Carolina Novelli, Graduanda em Biologia pela Universidade de São Paulo, bolsista da equipe de História da ciência.

Ana Paula Torres Megiani, Professora Doutora da Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História (História Ibérica), colaboradora e participante do grupo de estudos.

Antonia Juliana Ferreira Bueno Barbosa, Graduanda em Física na Universidade de São Paulo, bolsista da equipe de Descrição de documentos.

Bruna Baldini de Miranda, Mestranda em Letras pela Universidade de São Paulo, Secretária do grupo, bolsista da equipe de Filologia e Linguística computacional e participante do grupo de estudos.

Caroline Gajevic Assis Vilela, Graduanda em Letras pela Universidade de São Paulo, bolsista da equipe de Tradução – Francês

Cristiane Borges de Oliveira, Graduanda em Letras na Universidade de São Paulo, bolsista da equipe de História da ciência.

Cristina Antunes, Graduada em Educação pela Universidade de São Paulo, Curadora da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Universidade de São Paulo, conselheira.

Daniel Carvalho de Paula, Mestrando em História pela Universidade de São Paulo, participante do grupo de estudos.

Daniela Pires, Graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação, Bibliotecária da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Universidade de S. Paulo, Coordenadora da equipe de Descrição de documentos e participante do grupo de estudos.

Elena LombardoMestranda em Letras pela Universidade de São Paulo, colaboradora da equipe de Filologia e Linguística computacional.

Ermelinda Moutinho Pataca, Professora Doutora da Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino (Ensino de ciências e matemática), Coordenadora da equipe de História da ciência.

Fabiana Marcondes Ferraz, Graduanda em Letras na Universidade de São Paulo, colaboradora da equipe de Filologia e Linguística computacional.

Fabio Natanael Kepler, Professor Doutor da Universidade Federal do Pampa, Departamento de Matemática e Computação, conselheiro. 

Fernanda Felix da Conceição, Graduanda em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, bolsista da equipe de História da ciência.

Gilcélia de Menezes da Silva, Doutoranda em Filologia e língua portuguesa na Universidade de São Paulo, bolsista da equipe de Filologia e Linguística computacional e participante do grupo de estudos.

Helder Rossi Santos Souza, Mestrando em Filologia e língua portuguesa na Universidade de São Paulo, colaborador da equipe de Filologia e Linguística computacional.

Jáderson Johnattan Porto, Graduando em Letras na Universidade de São Paulo, colaborador da equipe de Filologia e Linguística computacional.

João Marcos Cardoso, Graduado em Letras na Universidade de São Paulo, Curador da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, colaborador e participante do grupo de estudos.

José da Silva Simões, Professor Doutor da Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas (Alemão), Coordenador da equipe de Tradução – Alemão.

Juliana Balieiro Braga, Graduanda em Letras na Universidade de São Paulo, bolsista da equipe de Tradução – Latim.

Kollontai Cossich Diniz, Mestranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, na área de Arquitetura e Design, Coordenadora de design e comunicação visual da Biblioteca Digital Brasiliana USP, colaboradora e participante do grupo de estudos.

Letícia Silva, Graduanda em História pela Universidade de São Paulo, bolsista da equipe de História da ciência.

Lucas Lopes Giron, Graduando em Letras na Universidade de São Paulo, bolsista da equipe de Filologia e Linguística computacional e participante do grupo de estudos.

Luciana de Fátima Cândido, Graduanda em Letras na Universidade de São Paulo, colaboradora da equipe de Tradução – Alemão.

Luís Filipe Silvério Lima, Professor Doutor da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História, colaborador e participante do grupo de estudos.

Márcia de Aparecida Santos Mendes, Graduanda em Letras na Universidade de São Paulo, bolsista da equipe de Filologia e Linguística computacional e participante do grupo de estudos.

Mariana Cristine de Almeida, Graduanda em Letras na Universidade de São Paulo, colaboradora da equipe de Filologia e Linguística computacional.

Miriã Gomes do Nascimento, Graduada em Educação e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, participante do grupo de estudos.

Pedro Luis Puntoni, Professor Doutor da Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História (História Ibérica), conselheiro.

Renato da Silva Fonseca, Graduando em Letras pela Universidade de São Paulo, colaborador da equipe de Filologia e Linguística computacional e participante do grupo de estudos.

Anúncios