Inauguração da Biblioteca Mindlin

O edifício, projetado pelos arquitetos Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb, está preparado para receber pesquisadores e visitantes, assim como abrigar exposições, eventos e outras atividades acadêmicas e culturais.

Tudo isto foi possível a partir da doação da coleção brasiliana de Guita, José e seus filhos (Betty, Diana, Sérgio e Sônia), da dedicação e ousadia do professor István Jancsó, do apoio seguro da Reitoria da USP e da confiança de diversos patrocinadores e parceiros: Fundação Lampadia, BNDES, Petrobras, CBMM, CSN, Votorantim, Telefônica (Vivo), Suzano, Santander, Natura, Cosan, Raízen, CPFL e o senador Eduardo Suplicy.

Ao longo destes anos, muitos se envolveram nesta jornada e merecem todos os créditos por termos realizado este sonho de José Mindlin. Que é um sonho de todos nós. Podemos, agora, dar início a uma nova fase da Biblioteca Mindlin, sempre aberta, sempre atenta ao presente e ao futuro, sempre disposta ao diálogo e à produção do conhecimento.

Duas exposições serão inauguradas e poderão ser visitadas pelo público (gratuitamente) a partir do dia 25 de março. Ambas são uma realização do Instituto Brasiliana e foram patrocinadas pelo BNDES e pela Petrobras, por meio de incentivo fiscal (Ministério da Cultura).

“Não faço nada sem alegria” é uma exposição de longa duração com painéis, fotos e vídeos sobre a vida de Guita e José, a formação do acervo da Biblioteca, a construção do edifício, a cultura do livro, a história da imprensa e o prazer da leitura.

“Destaques da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin” é uma mostra de cerca de cem títulos da coleção que estarão expostos até 28 de junho. É uma oportunidade para ver de perto alguns dos itens mais valiosos e importantes da brasiliana Mindlin.

O atendimento aos pesquisadores será feito a partir do dia 02 de abril, inicialmente apenas no período da tarde. Pedimos antecipadamente desculpas por este inconveniente, mas estamos ainda formando uma equipe e organizando os procedimentos para melhor atender o público, incluindo, em breve, a disponibilização do catálogo da Biblioteca Mindlin no Catálogo Geral da USP – Dedalus. Assim, solicitamos o agendamento prévio das visitas de pesquisa ao acervo, que poderá ser feito através do email brasiliana@usp.br. (http://www.brasiliana.usp.br/node/1064. Acesso em 22-3-2013)

Anúncios

Comentários?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s