Oyster – transformando a leitura

Flicker - Fotopedia Vincent Desjardins 06 jul 2010
Flicker – Fotopedia Vincent Desjardins 06 jul 2010

O ambiente digital da atualidade opera transformações em diversos âmbitos e aspectos.  A noção de autoria, por exemplo, dificilmente se verá livre de todas os questionamentos que sobre ela se erigem em praticamente todas as discussões e todos os debates, acadêmicos ou não.

A polêmica em torno dos paradigmas ‘livre’ e ‘aberto’ também promovem acaloradas defesas de pontos de vista. Paralelamente a isso, o conceito de disseminação da informação e da produção de conteúdo encontra inflamados defensores e opositores.

Outras fervilhantes discussões  poderiam ser facilmente apresentadas neste breve introito, no entanto uma específica parece despontar, aquela a que o título da matéria do New Yorker faz referência: O que significa ‘possuir’ um livro? E por ‘possuir’ entenda-se ‘ter como propriedade’.

Essa discussão se desenrola porque foi lançado um aplicativo, Oyster, que permite que a leitura seja feita em conjunto, ou seja, é possível ler um texto em rede e fazer comentários e outros usuários terem acesso a esses comentários on-line e responderem. Uma espécie de rede social literalmente dentro do texto, é como se este engendrasse aquela interação, aquele contato, aquela troca.

Primeiramente questionamentos  –  como: A leitura não é um processo que se realiza em um momento de solidão e reflexão a sós? Cognitivamente o que significa ‘compartilhar’ e ‘compartilhar sem processar impressões e reflexões oriundas da leitura’? e etc – surgem evidenciando todo o potencial de interatividade que a tecnologia oferta e promete, que é muito promissor mas que diluirá fronteiras e processos que edificaram e construíram a maneira de se solidifcar o conhecimento, dentre eles a leitura em voz baixa em ambiente silencioso e reservado. Essa imagem mental se mostra distante e obsoleta, mas não podemos nos esquecer de que esta foi a forma como se instituíram as bases do conhecimento de muitas áreas da ciência. O ambiente da interatividade global é um advento relativamente recente, claro está que havia interatividade com pares da mesma área, mas como hoje ocorre, parece inimaginável há algumas décadas atrás. Especialistas em diferentes momentos de suas carreiras e amadurecimento intelectual interagem incessantemente com leigos, nos mais variados contextos.

É interessante notar que, atualmente, o que parece nortear o desenvolvimento de muitos aplicativos é a interatividade, a interação, a exposição necessária daquilo que se faz. E isso embassa a noção de pertencimento, empréstimo e aquisição pelo fato de que, no caso deste aplicativo, paga-se uma taxa mensal e os usuários podem recomendar e compartilhar livros que estão lendo. Por um lado, todos estão influenciando a leitura de todos, sendo que segundo a matéria, esse aplicativo não foi elaborado para quem não estiver interessado nesse compartilhamento. Por outro lado, a circulação de ideias e conhecimento adquirirá uma dinâmica nunca antes imaginada. Assim como a leitura.

Considerando principalmente o quanto a noção de conteúdo passível de ser disseminado também sofrerá transformações em seus paradigmas definitórios, interessante serão futuras pesquisas sobre memória e recepção.

Em um mundo, que durante muito tempo, se definiu por suas fronteiras, barreiras e singularidades, hoje é possível ter a impressão de que isso se diluirá até que passe a não mais existir, pelo menos no plano da interatividade em ambiente digital.

Flicker Nomadic Lass 04 fev 2012
Flicker Nomadic Lass 04 fev 2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja mais em: http://www.newyorker.com/online/blogs/books/2013/09/oyster-iphone-app-ereader-what-does-it-mean-to-own-a-book.html

Anúncios

Comentários?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s