Iconografia – Eixo temático de 2011

No ano de 2011, escolhemos como eixo temático comum a Iconografia.

Classis navium qua...
Classis navium…, Frans Post, 1645 (detalhe)

Essa escolha foi motivada pelo reconhecimento de alguns desafios importantes envolvidos no trabalho de catalogar os arquivos digitais de imagens do acervo Brasiliana USP, em especial o de construir descrições que levem em consideração a importância da iconografia nas obras sobre o Brasil feitas por viajantes, naturalistas e exploradores estrangeiros.

Insetos que atacam...
(Insetos que atacam os algodoeiros – Tipos de gafanhotos, Estampas 3 e 4). Almeida, Francisco Tomás de, 1778-1866 (grav.) Lisboa: Na Officina da Casa Litteraria do Arco do Cego, 1799

Os projetos do núcleo de Descrição de documentos foram inteiramente dedicados a este desafio, passando a trabalhar no sentido da sofisticação do catálogo de imagens do acervo, desenvolvendo metadados específicos para os arquivos iconográficos. Esses metadados fundam-se em pesquisas sobre as condições históricas e materiais da produção dessas pinturas e gravuras (autoria, técnicas de confecção, materiais utilizados, etc.), e buscam explicitar, também, sua relação com os textos das obras de cada coleção.

Modo de fazer os traços grossos...
(Modo de fazer os traços grossos com as chapas, e o meio de as ver, e manejar sobre a chapa envernizada, Estampa 5). P. Silva (grav.), Lisboa : Typographia Chalcographica, Typoplastica e Litteraria do Arco do Cego, 1801. Arquivo digital da Brasiliana USP.

Seminário Mindlin 2011, dedicado à Tipografia do Arco do Cego, conferiu centralidade a esse trabalho com a iconografia. Alguns resultados das pesquisas realizadas em torno desta coleção pelo núcleo de descrição de documentos podem ser vistos no site da Brasiliana Digital, abrindo este link e clicando na aba “Imagens”.

Vista detalhada da mata...
(Vista detalhada da mata virgem próximo a Nova Friburgo) Ansicht des Urwaldes bei Neu Freiburg, Burmeister, Hermann, 1807-1892. Berlin: Verlag von Georg Reimer, 1853. Arquivo digital da Brasiliana USP.

Uma segunda vertente importante do trabalho com a iconografia neste ano foi realizada pelos projetos de Tradução. Esses projetos, conduzidos por pesquisadores doutores das áreas de tradução do alemão, do francês e do latim, estão buscando aperfeiçoar a descrição de documentos impressos nessas línguas constantes do acervo, produzindo metadados a partir de traduções cuidadosas de títulos e legendas de imagens.

As descrições completas e os créditos de todas as imagens utilizadas nesta página e nas outras sessões do blog estão na Galeria de Imagens.
Molluscos. Lesma. ...
Molluscos. Lesma. Laplyisa. Lisboa: Na Officina de João Procopio Correa da Silva, Impressor da Santa Igreja Patriarcal, 1799
Anúncios

2 opiniões sobre “Iconografia – Eixo temático de 2011”

Comentários?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s