No ano de 2011, escolhemos como eixo temático comum a Iconografia.

Essa escolha foi motivada pelo reconhecimento de alguns desafios importantes envolvidos no trabalho de catalogar os arquivos digitais de imagens do acervo Brasiliana USP, em especial o de construir descrições que levem em consideração a importância da iconografia nas obras sobre o Brasil feitas por viajantes, naturalistas e exploradores estrangeiros.

Os projetos do núcleo de Descrição de documentos foram inteiramente dedicados a este desafio, passando a trabalhar no sentido da sofisticação do catálogo de imagens do acervo, desenvolvendo metadados específicos para os arquivos iconográficos. Esses metadados fundam-se em pesquisas sobre as condições históricas e materiais da produção dessas pinturas e gravuras (autoria, técnicas de confecção, materiais utilizados, etc.), e buscam explicitar, também, sua relação com os textos das obras de cada coleção.

O Seminário Mindlin 2011, dedicado à Tipografia do Arco do Cego, conferiu centralidade a esse trabalho com a iconografia. Alguns resultados das pesquisas realizadas em torno desta coleção pelo núcleo de descrição de documentos podem ser vistos no site da Brasiliana Digital, abrindo este link e clicando na aba “Imagens”.

Uma segunda vertente importante do trabalho com a iconografia neste ano foi realizada pelos projetos de Tradução. Esses projetos, conduzidos por pesquisadores doutores das áreas de tradução do alemão, do francês e do latim, estão buscando aperfeiçoar a descrição de documentos impressos nessas línguas constantes do acervo, produzindo metadados a partir de traduções cuidadosas de títulos e legendas de imagens.

[…] 2011 – Iconografia […]
[…] elegemos um eixo temático de grande relevância para o trabalho com este núcleo documental: a Iconografia. Dois projetos na área de Descrição de documentos passaram a se dedicar à uniformização do […]