“The Private Lives of Medieval Kings” | BBC – Documentário

Documentários sempre existiram, é verdade, mas nunca imaginei que pudesse conectá-los diretamente ao campo das Humanidades Digitais. Não pelos temas, pois evidentemente existe uma infinidade de documentários sobre os mais variados assuntos, e por essa ótica, milhares deles poderiam fazer parte deste blog. Justamente pensando em relevantes e importantes temas, identificamos um documentário feito pela BBC que apresenta de maneira eminentemente didática o significado das iluminuras em seu contexto de circulação, num período aproximado de 500 anos (algo em torno de 1000 até 1547); o documentário se estrutura sob os reis deste período.

Como fabricar o suporte, como se realiza o processo de aplicar finas camadas de ouro nas iluminuras, como encadernar, as bibliotercas detentoras de muitas dessas obras, os locais aos quais se referem, seus autores são alguns dos recortes utilizados para estruturar o documentário. Com imagens muito nítidas de uma série de iluminuras, o documentário se passa pelos locais onde essas iluminuras foram feitas ou aos locais aos quais se referem.

O ponto que realmente “pega” os espectadores é a importância dada a essa tradição, cuja manutenção existe até os dias de hoje, e a transformação da utilização e da importância que esses documentos (iluminuras e manuscritos) . A última cena fecha de maneira muito eficiente essa ideia da importância do contexto de circulação dos manuscritos e iluminuras.


Ligações para o Documentário (em seis episódios, no YouTube): 

Anúncios

Comentários?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s